Estado de Santa Catarina  

Departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Porto de Imbituba

 

O Porto de Imbituba conta com um setor responsável pelo gerenciamento de saúde, segurança ocupacional e ambiental o qual tem objetivo de coordenar as atividades portuárias de forma segura e com o menor impacto possível sobre o meio ambiente.

Através da escolha das melhores técnicas operacionais, objetiva-se prevenir, mitigar ou compensar os possíveis impactos adversos na realização das atividades portuárias.

Contatos:

Fone: (48) 3355-8900

E-mail: diretoria@portodeimbituba.com.br

 

 

Programas Ambientais

Os monitoramentos ambientais das atividades operacionais do Porto de Imbituba são realizados por meio da execução do Plano de Controle Ambiental (PCA). O PCA constitui um conjunto de ações sistematizadas na forma de medidas e procedimentos de gestão, que tem por conseqüência o desenvolvimento sustentável das operações do Porto.

 

Monitoramento da Qualidade das Águas

Tem por objetivo a garantia da qualidade das águas drenadas da área portuária, verificando o atendimento aos padrões de controle das águas:

- Superficiais, compreendendo águas pluviais e águas drenadas do pátio de estocagem de fertilizantes, carvão, coque e outros;

- Subterrânea;

- Oceânicas da bacia de evolução e área entre berços do Porto de Imbituba

 

Monitoramento da Biota aquática

Objetiva verificar a presença e a abundância de determinados organismos que podem servir como indicação da qualidade do ambiente. Os organismos monitorados são os fitoplancton, zooplancton e bentônicos.

 

Monitoramento da Qualidade do ar

O objetivo da análise da qualidade do ar na região da área portuária é possibilitar a avaliação da emissão de materiais particulados, de forma a se verificar a adequação dos equipamentos de controle ou da operação do sistema portuário, visando assegurar condições adequadas a vida e a saúde dos trabalhadores e da comunidade no entorno do Porto de Imbituba.

 

Monitoramento dos Ruidos

Tem como objetivo o monitoramento periódico dos níveis sonoros ocorridos pelas atividades de operação portuária, visando o atendimento da legislação ambiental, evitando o desconforto e problemas de saúde a comunidade no entorno do Porto de Imbituba e de seus trabalhadores.

GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA

SCPAR PARTICIPAÇÕES E PARCERIAS S/A

Av. Presidente Vargas, 100 - Centro - Imbituba

CEP 88780-000 - Santa Catarina - Brasil

+55 (48) 3355-8900