Estado de Santa Catarina  

21/12/2017

SCPar Porto de Imbituba completa 5 anos à frente da administração portuária


No dia 26 de dezembro de 2017 a SCPar Porto de Imbituba completa seu 5º ano de atividades. Nessa primeira meia década exercendo a Autoridade Portuária de Imbituba, os resultados consolidados são extremamente animadores: crescimento na movimentação de cargas, diversificação do portfólio de clientes, investimentos em melhorias de infraestrutura, contratação de novos e qualificados colaboradores, apoio a projetos sociais, conquista de reconhecimentos socioambientais e expansão econômica, fortalecendo-se como importante ferramenta de desenvolvimento regional, em especial do Sul de Santa Catarina.





Com a perspectiva de encerrar 2017 com um total de 4,5 milhões de toneladas movimentadas, o Porto alcançará ao fim deste ano um crescimento acumulado de 119%, desde que a administração portuária foi delegada ao Governo do Estado de Santa Catarina. Entre os fatores que contribuem para esse expressivo desempenho operacional está a capacidade de movimentar contêineres, granéis agrícolas, minerais e líquidos, e cargas gerais. 




Para o diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba, Rogério Pupo, a qualificação da gestão e infraestruturas terrestre e marítima também podem ser destacadas como pontos fundamentais da alavancagem do Porto de Imbituba no últimos anos. "As melhorias nas vias e procedimentos de acesso internos, além, claro, da capacidade de acesso marítimo, possível graças à conclusão da dragagem de aprofundamento, permitiram colocar o Porto de Imbituba em posição estratégica no setor portuário. Esse trabalho ultrapassa os R$ 60 milhões em investimentos da SCPar Porto de Imbituba na infraestrutura portuária", afirma Pupo.




Os resultados positivos conquistados ano a ano têm gerado um clima de confiança junto à comunidade portuária que se reflete no remodelamento da retroárea, com a construção de novos armazéns, equipados com maquinário de última geração, e a aquisição de novos guindastes para movimentação de cargas. Somente entre 2016 e 2017, o Porto de Imbituba recebeu cerca de R$ 150 milhões em investimentos da iniciativa privada, fazendo com que a estrutura portuária seja disseminadora e também mecanismo de desenvolvimento econômico do município.





Atuação socioambiental


No campo social, a SCPar Porto de Imbituba tem atuado através do Projeto Carga Preciosa, que é viabilizado por meio de legislação municipal e federal de incentivo fiscal, uma vez que, por lei, o capital da empresa só pode ser reinvestido dentro do porto. Apenas em 2016, aproximadamente 50 ações com foco na promoção da cultura e esporte receberam apoio do porto. 

Destaca-se ainda a gestão ambiental realizada pela Autoridade Portuária. Entre os procedimentos que integram o Plano de Controle Ambiental da SCPar Porto de Imbituba estão 18 programas de monitoramento, dentre eles o Programa de Pesquisa e Monitoramento das Baleias Francas, vencedor de 3 prêmios ambientais.




Além disso, a atuação alinhada ao desenvolvimento sustentável garantiu à empresa a Certificação em Responsabilidade Social, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina em 2016 e 2017.

Novas linhas e novas perspectivas

A mais recente conquista foi a inclusão da instalação portuária como escala na linha de navegação para a Ásia, consolidando-se como uma forte opção logística de aproximação da produção nacional de grandes mercados produtores e consumidores.

"Com certeza a linha da Ásia permite que a qualificação profissional e técnica com que se trabalha hoje no Porto de Imbituba sejam vistas, passando a serem consideradas pelo mercado para atração de novas linhas. Nós estamos entrando definitivamente no mapa e no mercado internacional e esta conquista é parte de um plano estratégico estabelecido logo no início de nossas atividades, que vem sendo cumprido, vencendo etapa por etapa, e sabendo que cada passo dado é um passo de consolidação do Porto de Imbituba, é uma ação coerente dentro de uma estrutura de empresa pública presente em um mercado altamente competitivo", ressalta o diretor-presidente.




Na avaliação de Pupo, as perspectivas para os próximos 5 anos são promissoras. "Continuamos a seguir o processo instituído em nosso planejamento estratégico de desenvolvimento sustentável, em que o foco é crescer com qualidade. Aliado à consolidação do desenvolvimento de todo o Sul de Santa Catarina, nos posicionamos no mercado da navegação como um porto capaz de atender as demandas e atrair novas cargas e novas linhas, solidificando ainda mais o que até aqui foi conquistado", conclui.

Comunicação Social SCPar Porto de Imbituba

GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA

SCPAR PARTICIPAÇÕES E PARCERIAS S/A

Av. Presidente Vargas, 100 - Centro - Imbituba

CEP 88780-000 - Santa Catarina - Brasil

+55 (48) 3355-8900