Estado de Santa Catarina  

04/08/2017


NOTA DE ESCLARECIMENTO


Em resposta às informações que erroneamente vêm sendo veiculadas a respeito da relação do Porto de Imbituba com a temporada das baleias francas na costa catarinense, a SCPar Porto de Imbituba reforça sua responsabilidade sobre o bem-estar da população marinha que habita a área portuária e seu entorno, e reafirma seu trabalho pelo desenvolvimento sustentável. 

Além do procedimento interno de boas práticas para as embarcações que atuam no porto durante a temporada de reprodução da baleia franca, que está sendo implantado este ano pela Autoridade Portuária, o Porto de Imbituba desenvolve há aproximadamente 8 anos o Programa de Monitoramento aéreo e terrestre da espécie. Desde então, não há nenhum registro de colisão entre as baleias e as embarcações que adentram o porto organizado, e tem sido catalogado, inclusive, o aumento populacional deste mamífero na costa brasileira.

Além de institucionalizado como uma ação anual, realizada ao longo de toda a temporada das baleias francas na sua principal área de concentração reprodutiva no Brasil, o Programa de Pesquisa e Monitoramento das Baleias Francas no Porto de Imbituba e Adjacências é reconhecido com 3 premiações: Prêmio Expressão Ecologia 2016, na categoria Conservação da Vida Silvestre; e prêmios Empresa Cidadã ADVB/SC 2016 e 2017, na categoria Preservação Ambiental.

O índice de crescimento populacional das baleias francas, aliado ao trabalho intensivo da SCPar Porto de Imbituba para a proteção e preservação da espécie, e os ganhos em movimentação que o porto vem alcançando nos últimos anos não demonstram a necessidade de mudança ou alteração de rotas. Além disso, não há estudos suficientes que possam afirmar que embarcações de pequeno, médio e grande porte causam diferentes impactos no ciclo de vida das baleias francas.

O Programa de Monitoramento visa justamente manter uma plataforma de observação que possa ser utilizada como ferramenta para subsidiar o ordenamento da movimentação de navios no Porto de Imbituba, integrando as atividades alusivas ao desenvolvimento e funcionamento do porto e a conservação desse mamífero marinho. Esta perspectiva reforça ainda a relação harmônica do período reprodutivo da espécie com o tráfego de embarcações na região de atuação do porto.

Por fim, lamentamos a falta de conhecimento sobre o assunto e reafirmamos nosso compromisso com o crescimento sustentável, um dos pilares de nossos valores.

A SCPar Porto de Imbituba S.A.


GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA

SCPAR PARTICIPAÇÕES E PARCERIAS S/A

Av. Presidente Vargas, 100 - Centro - Imbituba

CEP 88780-000 - Santa Catarina - Brasil

+55 (48) 3355-8900